Plano do milhão e FIRE

Pobretas, peguei o final de semana para descansar um pouco e resolvi também fazer cálculos para projetar os próximos planos do milhão e da FIRE (Financial Independence Early Retirement).

O plano

O plano será dividido em quatro etapas (100k, 500k, 1kk e 3,2kk) e terá uma meta de 15 anos, afim de alcançar o prazo cada parte do plano possuirá uma data. Para que aconteça tudo como esperado considerei uma rentabilidade da carteira mensal de 1,6% mensal o que dá 20% anual e aportes de 3k que irão subir para 4,5k. 

Como não sou vidente, fiz uma projeção no excel com cada valor, usando os dados de rentabilidade e do montante de hoje, os cálculos projetam em meses quanto tempo demorara pra eu atingir cada meta (formula NPER). Fiz um detalhamento pro próximo ano, infelizmente dos próximos eu não posso dizer muito e espero que os juros compostos me ajudem nessa jornada.

100k - 08/2020


Basicamente 2020 será o ano da grande marca de 100k, zerar as dívidas do cartão de crédito e finalizar o fundo do emergência, isso me permitira em 2021 aumentar os aportes significativamente. 

Quitação de dividas 


Inicialmente meus aportes em renda variável serão no valor de 3k, inferiores aos meus costumeiros aportes de 4,5k devido ao quitamento de algumas dívidas que estão controladas e também a criação do meu fundo de emergência o qual não coloco como patrimônio, após o pagamento de dividas voltarei ao o aporte normal .

9k - Dividas de cartão. (MAIO/2020)
3k - Dividas de uma compra com amigo. (JAN/2020)

Fundo de emergência

Espero até o final de 2020 ter finalizado meu fundo de emergência no valor de 18k, hoje estamos em 5k


500k - 03/2025


Pretendo acelerar essa data, estarei com meus 30 anos e provavelmente em um cargo de gerencia, considerando um novo salário e novos aportes. Conto com nesses anos alguns bônus do trabalho que podem me dar um boost significativo. 

1kk -  02/2028

Se tudo der certo na vida, aos 33 chegarei ao primeiro milhão. Vamos torcer isso aconteça ou talvez até antes. Com esse valor os aportes começam a ficar muito mais violentos juntando a rentabilidade passiva e o salário.


3,2kk - 08/2033


Em 14 anos terei 39 para 40 anos, com a TSR ( Taxa Segura de Rentabilidade ) de 4% me daria 10k por mês de renda passiva.

Considerando 15 anos o plano pode mudar radicalmente devido a inúmeros fatores, inclusive desde mudanças pessoais ou até macroeconômicas como crises, porém acho possivelmente plausível e tenho um objetivo de tentar encurtar o máximo possível. 






Comentários

  1. Essa rentabilidade é absolutamente irreal. Tanto é que vc trabalha com uma rentabilidade segura, para as retiradas, de apenas 4% a.a., contra 20% a.a. para a fase de acumulação. É sempre interessante buscar a melhor rentabilidade mas é bom também manter as expectativas realistas para não se frustrar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa jardineiro, se puder elaborar mais a sua tese ficou um pouco vago, abraços )

      Excluir
  2. Olá, Monsieur Burns.

    Vejo que pensa um pouco como eu mesmo e trata o seu patrimônio como o "Fundo Burns," incluindo os aportes salariais no cálculo da rentabilidade. Acertei?

    Eu faço isso também, mas é preciso lembrar que a porcentagem vai diminuir com o decorrer do tempo, não por conta das suas economias, mas sim porque simplesmente o seu patrimônio vai crescer mais que o seu salário. Então eu acho que a meta vai ser um pouquiiiinho mais longa.

    Não se desanime, o minset é exatamente esse. Foco nos aportes pois eles são o que lhe dará um gás maior nessa fase, mas reveja os números mais pra frente.

    Gostei do seu blog, vou ver se me inscrevo. Eu tenho um também, passa lá depois quando der.

    Abraços e seguimos em frente!

    Pinguim Investidor
    https://pinguiminvestidor.com

    ResponderExcluir
  3. Opa Pinguim,

    Sim, penso exatamente como você mencionou e gostei do termo "Fundo Burns" rsrs.

    Sobre a meta, não tem problema nenhum ser mais longa apesar de projetar no excel as coisas na vida real não seguem exatamente os cálculos, até pq em 15 e 20 anos podemos ver crises mundiais, risco brasil, novas eleições etc.. As metas são mais pra ter um guia mesmo.

    Foco nos aportes e vou colocar seu blog no meu blogroll abraços :D



    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

[ATUALIZAÇÃO MENSAL] Jan/2021 - R$ R$ 162.104,56

[ATUALIZAÇÃO MENSAL] Novembro/2019 - R$ 59.697,64 (+2,84%) / Ano (+35,90%)